Artigos

A pequena porção de colesterol "ruim" (LDL) que sofre oxidação pode ser mais uma das causas da síndrome metabólica, segundo estudo da Universidade Católica de Leuven, na Bélgica. A síndrome metabólica é um conjunto de fatores de risco para doenças cardíacas e diabetes, incluindo obesidade abdominal, hipertensão arterial, triglicérides e glicose altos, e baixos níveis do "bom" colesterol (HDL).

Avaliando dados de um estudo com quase 2 mil participantes com idades entre 18 e 30 anos, acompanhados por 20 anos, os cientistas descobriram que aqueles com os mais altos níveis de LDL oxidado eram três vezes e meia mais propensos a desenvolver a síndrome metabólica.

Entre o 15º ano após o início da pesquisa e o 20º ano, quase 13% dos participantes desenvolveram a síndrome metabólica, ou seja, apresentaram três ou mais fatores de risco para doenças cardiovasculares. E, além de ser diretamente associado à síndrome, os altos níveis de LDL aumentavam em duas vezes o risco de obesidade abdominal, e de altos níveis de glicose e triglicérides no sangue.

Os autores destacaram que os resultados não permitem concluir que o LDL oxidado é um marcador do desenvolvimento de síndrome metabólica. Porém, segundo eles, "a forte associação do LDL oxidado com a incidência da síndrome metabólica é consistente com um papel causal".

Fonte: The Journal of the American Medical Association. 21 de maio de 2008.

Equipe de cirurgia

Dr. HENRIQUE MACAMBIRA CRM 4686
Dr. JAIME SALES CRM 3675
Dr. GLAUCIO NÓBREGA CRM 4049
Dr. PAULO MARCOS LOPES CRM 2511
Dr. RODRYGO NOGUEIRA CRM 12655
Dr. Rodrigo Sales CRM 12698

+ Mais detalhes