Artigos

 

Publicado recentemente na revista Cadernos de Saúde Pública, o estudo “Anemia e Obesidade: um paradoxo da transição nutricional brasileira” revela a prevalência crescente tanto de anemias como de obesidade no país. A partir da análise de trabalhos realizados nas últimas três décadas, a pesquisa concluiu que a tendência estaria associada a mudanças nos hábitos alimentares.

O estudo analisou 28 trabalhos publicados sobre anemia em crianças e mulheres em idade reprodutiva. Para a análise do sobrepeso e da obesidade o trabalho avaliou o Índice de Massa Corporal (IMC). A metodologia levou em conta critérios recomendados pela Organização Mundial de Saúde OMS).

Segundo os pesquisadores da UFPE, do Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira (IMIP) e do Centro de Pesquisas da Fundação Oswaldo Cruz, em Recife, PE, a idéia foi juntar os dados em ordem cronológica desde 1974 para verificar se eles apontariam uma tendência. Entre os trabalhos analisados, três foram feitos com a mesma população, em momentos diferentes, revelando-se mais adequados a análises de tendências temporais. Os resultados revelaram que, a cada década, a desnutrição regrediu e a obesidade evoluiu.

Mudanças no Padrão Nutricional

Contudo, a nova pesquisa aponta as anemias como “um problema em ascensão”, embora o Brasil esteja superando o problema da fome. Segundo o pesquisador do IMIP, Malaquias Batista Filho, o problema da anemia não é exclusividade dos países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento. A Europa, por exemplo, tinha, há uma década, cerca de 20 milhões de pessoas anêmicas.

O aumento do sobrepeso e da obesidade, segundo a nova pesquisa, é resultado das grandes mudanças na situação nutricional da população adulta brasileira. A partir de 1989, a obesidade triplicou em homens, passando de 2,8% para 8,8%. Inicialmente três vezes maior do que em homens, a ocorrência de obesidade entre as mulheres manteve-se em torno de 13% nas avaliações realizadas em 1989 e 2003. Neste período, a prevalência de normalidade antropométrica – que era de 71,4% entre os homens em 1974 – caiu para 47,4% na última avaliação. Entre as mulheres, declinou de 53,4% para 42,7%.

Segundo o pesquisador Batista Filho, do IMIP, o novo padrão nutricional está gerando “a necessidade de se avançar para além dos problemas relacionados à fome. Temos que pensar nos aspectos qualitativos da alimentação e não simplesmente compensá-la com calorias. Alimentação saudável não se limita ao problema da fome, mas tem relação com vários outros aspectos nutricionais e de saúde”, comentou.
Fonte: www.abeso.org.br

Equipe de cirurgia

Dr. HENRIQUE MACAMBIRA CRM 4686
Dr. JAIME SALES CRM 3675
Dr. GLAUCIO NÓBREGA CRM 4049
Dr. PAULO MARCOS LOPES CRM 2511
Dr. RODRYGO NOGUEIRA CRM 12655
Dr. Rodrigo Sales CRM 12698

+ Mais detalhes