Artigos

Pesquisadores franceses verificaram que pessoas saudáveis, mas que estão acima do peso, têm mais dificuldade em recordar palavras


Obesidade e memória não combinam. É o que afirma um estudo de pesquisadores franceses, que comparou o desempenho intelectual de pessoas com excesso de peso e peso normal na última edição da revista científica "Neurology".

Alguns estudos já sugeriam uma ligação entre obesidade e demência senil, geralmente quando esses problemas estão em estado avançado. Agora, os pesquisadores observaram uma relação linear entre o excesso de peso e algumas capacidades cognitivas num estágio mais precoce, numa população adulta de meia idade e em boas condições de saúde.

Eles analisaram o índice de massa corporal (IMC) e o desempenho intelectual em testes de memória, atenção e velocidade de tratamento das informações numa população de 2.223 homens e mulheres de 32 a 62 anos, com boa saúde. A coleta dos dados ocorreu entre 1996 e 2001 como parte do estudo Visat (envelhecimento, saúde, trabalho).

O IMC é considerado "normal" quando oscila entre 18,5 e 25, e revela obesidade quando fica acima de 30.

No conjunto dos testes, as performances das pessoas com índice de massa corporal elevado foram inferiores às dos indivíduos com IMC baixo. Durante o teste de memória, por exemplo, as pessoas cujo IMC era igual a 20 retinham em média 9 palavras num total de 16, enquanto aquelas cujo IMC era igual a 30 só se lembravam de 7 palavras. Além disso, o excesso de peso ou a obesidade (IMC elevados) pareciam estar associados a uma leve diminuição da memória em 5 anos.

A associação entre obesidade (IMC) e habilidades intelectuais "poderiam ser explicadas pela ação de substâncias secretadas pelas células adiposas sobre o tecido neuronal ou pelas conseqüências vasculares da obesidade, já verificadas em algumas demências", segundo os pesquisadores. Mas eles avaliam que esses resultados devem ser interpretados com "prudência" e verificados a longo prazo.

Esses "trabalhos permitem vislumbrar a possibilidade de prevenir o envelhecimento mental ao agir precocemente sobre diferentes fatores de desregulação do comportamento alimentar e do metabolismo".

Equipe de cirurgia

Dr. HENRIQUE MACAMBIRA CRM 4686
Dr. JAIME SALES CRM 3675
Dr. GLAUCIO NÓBREGA CRM 4049
Dr. PAULO MARCOS LOPES CRM 2511
Dr. RODRYGO NOGUEIRA CRM 12655
Dr. Rodrigo Sales CRM 12698

+ Mais detalhes