Artigos

A palavra gordura é sempre associada a malefícios para o corpo e para a saúde. No entanto, além da gordura branca, que acumula energia no corpo, o organismo produz a gordura marrom. Esta ajuda na queima de calorias, pois tem a capacidade de gerar calor corporal. 

Além da indesejada gordura branca, cuja função é acumular energia no corpo, o organismo também produz a gordura marrom, que auxilia a queima de calorias ao gerar calor corporal. Duas equipes de pesquisas identificaram alguns fatores que regulam a formação da gordura marrom.

Ambas as pesquisas foram publicadas na revista Nature. Segundo os pesquisadores, as descobertas poderão ajudar a desenvolver novas formas de tratamento contra a obesidade. 

O grupo coordenado por Yu-Hua Tseng, do Centro de Diabetes Joslin, da Escola de Medicina Harvard, mostrou que a proteína morfogenética óssea 7 (BMP7, na sigla em inglês) pode promover a formação de gordura marrom. Essa substância é conhecida por seu papel no crescimento dos ossos.

A pesquisa da equipe de Bruce Spiegelman, do Instituto do Câncer Dana-Farber, nos EUA, concluiu que o gene PRDM16 regula a transformação de células em músculos ou gordura marrom. A ausência desse gene leva a célula a se tornar músculo e o seu excesso faz com que ela se torne gordura marrom. Já a gordura branca se forma a partir de um outro tipo celular.

Na pesquisa realizada por Tseng, os cientistas identificaram, nos testes em camundongos, que a proteína BMP7 leva células que dão origem às de gordura marrom maduras. “Enquanto as células de gordura branca correspondem à forma ‘convencional’ de gordura, cuja função é armazenar energia, a gordura marrom tem o papel de queimar calorias ao gerar calor corporal. Essas células de gordura marrom desaparecem, em sua maioria, do corpo de humanos adultos, mas suas precursoras permanecem no corpo”, explicou Tseng.

Em 2005, uma pesquisa desse grupo encontrou genes que controlam a criação de células precursoras de gordura marrom. Outro trabalho mais recente identificou grupos de células de gordura marrom espalhados entre fibras musculares de camundongos.

A pesquisa mais recente identificou a BMP7 como a proteína capaz de induzir a formação e função das células de gordura marrom. Quando colocada em camundongos, usando um adenovírus como vetor, os estudiosos puderam notar um aumento do desenvolvimento desse tipo de gordura. Em outra experiência, os camundongos que desenvolveram mais gordura marrom ganharam menos peso do que os outros.

Segundo os pesquisadores, esse trabalho promoveu avanço em uma questão fundamental, que é saber o que controla o desenvolvimento dos depósitos de gordura. Concluiu-se que vários componentes da família de proteínas BMP, que regulam a formação de órgãos durante o desenvolvimento embrionário, determinam a formação das gorduras marrom e branca.

Já a pesquisa feita por Spiegelman confirmou que o PRDM16 é o regulador-mestre do desenvolvimento de gordura marrom. “Isso levará a prosseguir com a pesquisa para descobrir se drogas que estimulam o PRDM16 em camundongos – e potencialmente em humanos – podem converter gordura branca em gordura marrom, a fim de tratar a obesidade”, disse o cientista.

De acordo com Spiegelman, outra alternativa seria o transplante de células de gordura marrom em pessoas com sobrepeso, com a finalidade de desencadear o processo de queima de calorias. O estudioso diz que há uma evidência convincente de que o PRDM16 pode transformar outras células em gordura marrom.

Ambas as pesquisas podem ser lidas pelos assinantes da Nature em www.nature.com
Fonte: www.abeso.org.br

Equipe de cirurgia

Dr. HENRIQUE MACAMBIRA CRM 4686
Dr. JAIME SALES CRM 3675
Dr. GLAUCIO NÓBREGA CRM 4049
Dr. PAULO MARCOS LOPES CRM 2511
Dr. RODRYGO NOGUEIRA CRM 12655
Dr. Rodrigo Sales CRM 12698

+ Mais detalhes