Artigos

Aminoácidos das plantas poderiam ser responsáveis por efeito benéfico.

Por outro lado, proteína animal não parece agravar hipertensão.


A pesquisa realizada por cientistas do Imperial College de Londres avaliou dezessete grupos populacionais diferentes em quatro países da Europa, América do Norte e Ásia. Foram mais de 4.600 participantes entrevistados com relação a sua dieta diária e de quem foram colhidas amostras de sangue e urina. Os participantes eram homens e mulheres entre os 40 e os 59 nove anos de idade.

 

Leia mais Saúde em foco


O foco principal da pesquisa foi a quantidade e a fonte das proteínas ingeridas pelos participantes. As proteínas são elementos essenciais à formação e à manutenção das estruturas do corpo humano, podendo ser obtidas através da ingestão de produtos animais ou vegetais. Pesquisas anteriores haviam mostrado que as pessoas que comiam mais proteínas de origem animal apresentavam mais frequentemente hipertensão arterial.


A pesquisa inglesa, publicada na revista "Archives of Internal Medicine", não confirmou esses resultados, não existindo relação entre o consumo de carne e a ocorrência de hipertensão, porém mostrou que a preferência por vegetais pode ajudar a baixar a pressão sanguínea.


Os indivíduos que consumiam proteínas de origem vegetal preferencialmente tinham níveis de pressão arterial mais baixo do que os que preferiam as carnes. Os pesquisadores acreditam que os aminoácidos, componentes básicos das proteínas, estão por trás do efeito benéfico da ingestão de vegetais. Outro elemento da dieta que pode estar envolvido na regulação da pressão arterial, segundo os cientistas, é o magnésio.


De qualquer forma os resultados reforçam as recomendações por uma dieta equilibrada e rica em vegetais para manter a saúde.

 

Luis Fernando Correia é médico e apresentador do "Saúde em Foco", da CBN.

Equipe de cirurgia

Dr. HENRIQUE MACAMBIRA CRM 4686
Dr. JAIME SALES CRM 3675
Dr. GLAUCIO NÓBREGA CRM 4049
Dr. PAULO MARCOS LOPES CRM 2511
Dr. RODRYGO NOGUEIRA CRM 12655
Dr. Rodrigo Sales CRM 12698

+ Mais detalhes