Artigos

Apesar de tirar fome de magras, atividade deixa as que estão acima do peso mais famintas.

Especialista recomenda exercício moderado para quem precisa perder muitos quilos.


Mulheres obesas que querem emagrecer não podem partir para a malhação intensa logo de cara. Um estudo mostrou que, para elas, o exercício pesado aumenta a fome e pode fazer com que elas comam de novo todas as calorias que perderam. A conclusão é de um estudo americano apresentado durante a Reunião Anual da Sociedade Americana de Endocrinologia, em San Francisco, nos Estados Unidos.

 

Isso acontece por causa de um hormônio conhecido como leptina. Quando ele funciona normalmente, inibe a fome e motiva o exercício físico quando a pessoa passa de um certo peso. No entanto, alguma coisa acontece nas obesas, que se tornam resistentes à ação do hormônio.

 

Para se aprofundar nisso, Katarina Borer, da Universidade de Michigan, e sua equipe dos Institutos Nacionais de Saúde, dos Estados Unidos, estudaram um grupo de 10 mulheres magras e 10 obesas. Todas fizeram três refeições por dia para manutenção de peso em três dias para realização de três testes.

 

No primeiro, elas não fizeram exercício nenhum. Nos outros dois, elas andaram em uma esteira pela manhã e pela tarde, queimando 500 calorias por vez. A única diferença entre os dois experimentos foi a intensidade do exercício – enquanto um pedia para andar intensamente (a 80% do esforço máximo) por 7,5 minutos, com intervalos de 10 minutos a cada 10 sessões, o outro pedia apenas 40% do esforço máximo, caminhada de 15 minutos e descanso de cinco.

 

De hora em hora, e principalmente antes de cada refeição, as voluntárias tiveram que anotar seus níveis de fome em uma escala de 0 a 10. Elas também passaram por exames de sangue para medir os níveis de hormônios.

 

As mulheres obesas afirmaram ter menos fome antes das refeições do que as magras. Mas na hora do exercício, as que estavam em forma perdiam a pouca fome que tinham. As obesas, não.

 

Para Borer, os médicos e professores de educação física precisam levar isso em conta na hora de formular programas de exercício para mulheres obesas. A tentação de pegar pesado logo para resultados mais rápidos pode dar o efeito oposto do desejado.

Equipe de cirurgia

Dr. HENRIQUE MACAMBIRA CRM 4686
Dr. JAIME SALES CRM 3675
Dr. GLAUCIO NÓBREGA CRM 4049
Dr. PAULO MARCOS LOPES CRM 2511
Dr. RODRYGO NOGUEIRA CRM 12655
Dr. Rodrigo Sales CRM 12698

+ Mais detalhes