Artigos

A julgar pelos resultados de pesquisa com 1423 alunos da quarta série das escolas públicas de Niterói, RJ, os jovens estão trocando o consumo de leite pelo de refrigerantes.

Em conseqüência, revelou-se um índice elevado de sobrepeso e obesidade na população estudada.

O estudo “Consumo de refrigerantes, sucos e leite e IMC em escolares de Niterói” - dissertação de mestrado da pesquisadora Fernanda Nogueira –analisou o que os jovens costumam beber e com que freqüência. Os resultados foram relacionados com os índices de massa corporal dos alunos.

Mais de 60% dos adolescentes avaliados, através de questionários elaborados por nutricionistas, afirmaram consumir refrigerantes, sucos e guaraná natural até seis vezes por semana. O leite, no entanto, é utilizado por menos da metade da população pesquisada. A ingestão recomendada nesta faixa etária é de três porções de leite e seus derivados por dia.

A pesquisadora Fernanda Nogueira explica que os refrigerantes, como outras bebidas açucaradas, contêm carboidratos simples, que contribuem para a obesidade. O aumento de seu consumo, portanto, estaria ligado a uma predisposição à doença. Como fator agravante, há o fato de que, uma vez adquirida na adolescência, a obesidade tende a se estender à idade adulta.

Fonte: www.abeso.org.br

Equipe de cirurgia

Dr. HENRIQUE MACAMBIRA CRM 4686
Dr. JAIME SALES CRM 3675
Dr. GLAUCIO NÓBREGA CRM 4049
Dr. PAULO MARCOS LOPES CRM 2511
Dr. RODRYGO NOGUEIRA CRM 12655
Dr. Rodrigo Sales CRM 12698

+ Mais detalhes