Mitos

Magreza

Mesmo numa pessoa com peso normal, o organismo tende a manter uma reserva de gordura que aumenta com os anos e deve-se ter atenção para que não torne-se excessiva. Portanto, a pessoa operada não deve ter o temor de ficar "magra demais". O que existe frequentemente é uma imagem corporal distorcida. Um obeso acha que a pessoa com peso normal é magra. O operado deve ficar atento é no sentido de atingir o peso normal, pois as cirurgias em geral deixam um excesso de peso.

Como a obesidade é uma doença muito relacionada a problemas psíquicos, o que pode acontecer é a troca do excesso alimentar pelo transtorno anorético, mas isso é raro e resolvido com tratamento especifico. Se a pessoa segue as recomendações da equipe, isso não deverá ser problema.

Gravidez

A obesidade é uma doença que aumenta o risco de problemas para a gestante e para o feto * 14. A cirurgia bariátrica reduz o risco desses problemas, mas pode aumentar a chance de recém nascido com peso menor que o esperado * 15.

Na gravidez pode haver deficiências de nutrientes, portanto só deve acontecer após o primeiro ano da cirurgia bariátrica.

Geralmente nas mulheres operadas, a gestação ocorre de maneira tranquila e com menor risco do que em mulheres obesas.

Depressão

Cerca de 84% das pessoas obesas apresentam algum distúrbio psiquiátrico * 16.

A maioria das pessoas operadas relatam melhora na qualidade de vida física e emocional * 17, mas a cirurgia não cura os problemas psiquiátricos maiores preexistentes.

O que observamos é que os pacientes que vinham fazendo tratamento psiquiátrico e abandonam esse tratamento e aqueles que tinham indicação para acompanhamento psicológico, mas não aceitaram, podem ter consequências danosas a saúde mental.

Alcoolismo

Não existe consenso sobre essa questão. Um estudo aponta que pode haver aumento na chance de alcoolismo de 5,5%, mas também diz que os operados reduzem o consumo perigoso de álcool * 18. Já uma pesquisa realizada pelo departamento de psiquiatria da universidade de Harvard, mostra que não existe aumento do alcoolismo em pessoas operadas * 19. Nas pessoas com transtornos psíquicos, o alcoolismo é mais comum * 20.

Na nossa experiência, as pessoas operadas ficam mais sensíveis ao álcool e assim podem embriagar rapidamente, o que não acontecia quando não eram operados. Pelos relatos dos pacientes, existe é uma redução no volume total de álcool consumido. Mas é importante levar em conta que a obesidade tem um caráter psiquiátrico forte, e portanto as pessoas com transtornos maiores e as que já usavam álcool excessivamente antes da cirurgia devem ser consideradas de maior risco para o alcoolismo.

Imunidade

A obesidade é uma doença que piora o sistema imune, que nos defende de infecções. Até mesmo a eficácia da vacinação fica prejudicada na pessoa obesa * 21. As pessoas operadas, ao longo do tempo, parecem melhorar sua imunidade. Um exemplo é que a mortalidade por câncer é reduzida em 60%. (ABESO).

Queda de cabelo

Qualquer perda de peso maior pode levar a que TEMPORÁRIA de cabelo. Com a estabilização do peso, a tendência é que o cabelo fique como era antes da cirurgia. Portanto, a cirurgia não causa calvície.



Caso tenha mais dúvidas entre em contato aqui


Fontes:

14. Gadelha, Patricia Spara, et al. "Obesidade e gestação: aspectos obstétricos e perinatais." Femina 37.1 (2009): 3-6

15. Willis, Kent, Nicky Lieberman, and Eyal Sheiner. "Pregnancy and neonatal outcome after bariatric surgery." Best Practice & Research Clinical Obstetrics & Gynaecology 29.1 (2015): 133-144.

16. Alizai, Patrick H., et al. "Presurgical assessment of bariatric patients with the Patient Health Questionnaire (PHQ)—A screening of the prevalence of psychosocial comorbidity." Health and quality of life outcomes 13.1 (2015): 1

17. Karmali, Shahzeer. "The impact of bariatric surgery on psychological health."Journal of obesity 2013 (2013).

18. King, Wendy C., et al. "Prevalence of alcohol use disorders before and after bariatric surgery." Jama 307.23 (2012): 2516-2525

19. Suzuki, Joji, Florina Haimovici, and Grace Chang. "Alcohol use disorders after bariatric surgery." Obesity surgery 22.2 (2012): 201-207

20. Conway, Kevin P., et al. "Association of Lifetime Mental Disorders and Subsequent Alcohol and Illicit Drug Use:

Results From the National Comorbidity Survey–Adolescent Supplement." Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry 55.4 (2016): 280-288.

21. Andersen, Catherine J., Kelsey E. Murphy, and Maria Luz Fernandez. "Impact of Obesity and Metabolic Syndrome on Immunity." Advances in Nutrition: An International Review Journal 7.1 (2016): 66-75.

Caso tenha mais dúvidas entre em contato aqui!