Artigos

SÃO PAULO - Um levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia mostra que 59,4% dos paulistanos estão acima do peso. O estudo ainda indica que 39,7% dos entrevistados se mantêm na faixa de peso considerada saudável, mas grande parte destes se encontra na área limítrofe de referência. A pesquisa foi feita com amostragem de 250 pessoas no fim de 2010.

O trabalho destaca que, entre as pessoas que já procuraram auxílio médico, 18% disseram ter sido classificadas como obesas - destas, 60,8% são homens e 39,2%, mulheres.

A situação na cidade São Paulo se repete no Brasil. De acordo com a Pesquisa do Orçamento Familiar, divulgada no final de 2010, o sobrepeso atinge hoje 48% das mulheres e 50,1% dos homens acima de 20 anos. Além disso, 30% das crianças entre 5 e 9 anos e cerca de 20% da população entre 10 e 19 anos também sofrem com problemas de peso.

Segundo a nutricionista Carolina Godoy, as causas que levam mais da metade da população a estar acima do peso estão vinculadas ao estilo de vida. “As causas estão ligadas ao alto consumo energético. Excesso de gorduras saturadas e trans e muito sal, tudo isso aliado a pouca atividade física”, explica.

De acordo com a Sociedade de Endocrinologia, a obesidade é o maior problema de saúde pública atualmente. Desde 1980, o número de indivíduos nessa situação dobrou, e hoje são 300 milhões em todo o mundo.

Segundo a entidade, o excesso de gordura no corpo desencadeia e piora uma série de problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, diabete tipo 2 e aumento de triglicérides e colesterol. A perda de peso, na maioria dos casos, leva à cura ou ao controle de enfermidades relacionadas, ao diminuir o colesterol e a glicose no sangue.

Equipe de cirurgia

Dr. HENRIQUE MACAMBIRA CRM 4686
Dr. JAIME SALES CRM 3675
Dr. GLAUCIO NÓBREGA CRM 4049
Dr. PAULO MARCOS LOPES CRM 2511
Dr. RODRYGO NOGUEIRA CRM 12655
Dr. Rodrigo Sales CRM 12698

+ Mais detalhes