Artigos

É uma fase de transição, de indecisão mas fundamental para o desenvolvimento do ser humano mais completo tanto físico como emocional. A adolescência.

Os benefícios da atividade física não se limita a idades específicas. Entretanto, o estar sempre de bem consigo desfrutando de uma melhor qualidade de vida e das coisas boas que a vida nos oferece é um dos bons álibis para que o adolescente não se torne um chato, cognominado de aborrecente.    

Entre os benefícios físicos estão o estímulo ao desenvolvimento mais harmônico, possivelmente livre do fantasma da obesidade e todas as doenças associadas. Um adolescente fisicamente ativo com hábitos de vida saudável tem mais possibilidades de se tornar uma adulto igualmente ativo. Entre os psicológicos estão o melhor poder de controle das emoções, a facilidade de relacionamento com o grupo e saber quais são os seus limites e, o dos outros.

Além da socialização muitos adolescentes procuram a boa forma seguindo também o apelo estético da sociedade como um todo. Como eles andam sempre em grupo, cabe ao professor conquistar pelo menos um deles. Os outros vêm na onda.

A princípio não existe "uma" atividade específica para o jovem, uma vez que são raras as contra-indicações. Os adolescentes só não devem fazer atividades físicas se houver cardiopatias congênitas ou doenças graves. Nesses casos, a palavra do médico é a mais importante.

Da mesma forma não existe a mais indicada a cada sexo e sim a cada indivíduo de acordo com as preferências pessoais. O mundo está mais eclético.

Outro ponto a ser levado em consideração é pensar que as lutas sirvam para descarregar raiva ou rebeldia. A filosofia das lutas se prendem no respeito ao adversário e preservação da integridade física do seu semelhante uma vez que, "se machucar o adversário, amanhã não tem com quem treinar". No que tange ao aprendizado dessa filosofia, o jovem rebelde tem mais uma opção de aprendizado social.

As meninas, na grande maioria, segundo as pesquisas, a busca é pela estética procurando um corpo durinho, perfeito e sensual. Por isso, as atividades mais procuradas por elas ainda são respectivamente a ginástica localizada e as danças. Entre os meninos, a musculação visando hipertrofia ainda é a preferida, assim como as aulas que promovem o condicionamento e liberação de endorfina como por exemplo o spining.

"Idade não é documento" Esse adágio popular se aplica à questão da idade ideal para se começar. Não existe "uma" a partir da qual deve-se começar a fazer musculação. A adolescência pode ser a mais indicada em função do estímulo à maturação óssea e desenvolvimento da massa muscular estimulada pela liberação dos hormônios anabolizantes tais como a testosterona. De qualquer forma, a orientação deve ser feita por profissionais habilitados, atualizados e com absoluto bom senso. "Pegar pesado", como já comentamos, depende do potencial genético de cada um. A alegação de que as cartilagens e as cabeças dos ossos longos (epífises), possam sofrer lesão ocasionando a parada no crescimento, pelo menos por enquanto, não encontra respaldo em registros médicos e ou científicos suficientes para se afirmar isso. Quase sempre se referem e condenam a musculação. Entretanto, outras atividades talvez com mais impacto ainda, tais como o futebol, o vôlei, o basquete e os movimentos envolvendo saltos, o adolescente pratica sem problema nenhum. Sendo assim, a carga de treinamento deve ser de acordo com o desenvolvimento de cada um.
    
Outros mitos também envolvem a atividade física para o adolescente. Entre eles o de que certas atividades como por exemplo a Ginástica Olímpica, podem interferir no crescimento deixando-os baixinhos. É a Ginástica Olímpica que deixa indivíduo baixinho ou o baixinho que tem mais facilidade de dominar o corpo em função do pouco peso e centro de gravidade mais próximo ao solo? Mais uma vez vale a orientação certa para o indivíduo certo. O adolescente é o "maior barato" !!!!

Equipe de cirurgia

Dr. HENRIQUE MACAMBIRA CRM 4686
Dr. JAIME SALES CRM 3675
Dr. GLAUCIO NÓBREGA CRM 4049
Dr. PAULO MARCOS LOPES CRM 2511
Dr. RODRYGO NOGUEIRA CRM 12655
Dr. Rodrigo Sales CRM 12698

+ Mais detalhes