Artigos

Dormir menos do que o necessário mexe com os hormônios, que podem aumentar o apetite e favorecer a obesidade. A conclusão é fruto de uma grande revisão de artigos médicos, publicados no período de 1996 a 2011.

Os autores do estudo, veiculado no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics, são cientistas da Universidade Estadual da Pensilvânia, EUA, que elaboraram tabelas comparativas sobre o funcionamento do metabolismo e o consumo energético dos pacientes.

Segundo eles, os níveis de hormônios como grelina (que controla e fome) subiram e os de leptina (que age sobre o apetite e o gasto de energia) diminuíram durante a privação de sono, o que pode causar ganho de peso.
As taxas de insulina, glicose e cortisol (hormônio do estresse) das pessoas também foram analisadas. Assim, verificou-se uma menor sensibilidade à insulina, podendo aumentar o risco de diabetes.

Liderados pela professora de ciências da nutrição, Sharon Nickols-Richardson, os pesquisadores afirmaram que a mudança no estilo de vida, como focar na alimentação e na atividade física, é fundamental para o controle da gordura corporal.

No entanto, ressaltaram que dormir bem também ajuda a regular o balanço energético.

Estatísticas americanas apontam que mais de 35% dos adultos estão obesos e 28% dormem menos de 6 horas por noite.

Mesmo assim, a pesquisa esclarece que novos trabalhos são necessários para determinar os efeitos da privação de sono sobre a composição corporal.

Equipe de cirurgia

Dr. HENRIQUE MACAMBIRA CRM 4686
Dr. JAIME SALES CRM 3675
Dr. GLAUCIO NÓBREGA CRM 4049
Dr. PAULO MARCOS LOPES CRM 2511
Dr. RODRYGO NOGUEIRA CRM 12655
Dr. Rodrigo Sales CRM 12698

+ Mais detalhes