Artigos

A popular “barriga de cerveja”, que se destaca em homens que não dispensam a chamada “loura gelada”, pode significar mais riscos do que se imagina. Além do perigo elevado de doença cardíaca e de desencadeamento do diabetes tipo 2, o abdome volumoso também pode causar osteoporose.

Segundo
Miriam Bredella, radiologista do Hospital Geral de Massachusetts e professora-associada de radiologia da Escola Médica de Harvard, nos Estados Unidos, é comum se pensar que a osteoporose é uma doença apenas de mulheres.

No entanto, a pesquisadora e sua equipe avaliaram 35 homens obesos com idade mediana de 34 anos e Índice de Massa Corporal (IMC) mediano de 36,5.

Eles foram divididos em dois grupos: um em que a gordura é principalmente subcutânea, ou espalhada por todo o corpo; e outro com predomínio da gordura visceral ou intra-abdominal, localizada mais profundamente notecido muscular da cavidade abdominal.

A gordura visceral, pela qual até os magros podem ter “barriga de cerveja”, é bem mais perigosa que a subcutânea, por estar nas entranhas dos órgãos internos e fortemente vinculada a doenças cardíacas. A genética, uma dieta rica em gorduras e uma vida sedentária contribuem para a gordura visceral.

Procedimentos

Os homens pesquisados fizeram tomografias abdominais e da coxa, para medição do volume de gordura e massa muscular, e também de alta resolução no antebraço.

Além disso, para que se pudesse prever o risco de fratura, eles passaram pela técnica de análise elementar finita, usada na engenharia para determinar a resistência de materiais usados em pontes e aviões.

Ossos Fracos

O resultado apontou que homens com gordura visceral possuíam ossos significativamente mais fracos do que o outro grupo. De acordo com Bredella, eles são homens com o mesmo grau de obesidade e mais ou menos da mesma faixa etária.

Também foi verificado que a massa muscular estava positivamente associada à força dos ossos e que o grupo da gordura visceral tinha quase o dobro da fraqueza óssea do que no grupo da gordura subcutânea ou da gordura espalhada pelo corpo.

O tamanho do estudo não foi muito grande devido à sofisticação e o custo dos equipamentos dediagnóstico por imagem usados na previsão dos riscos.

Mesmos Resultados

Após os resultados desse estudo, Bredella avaliou outros 30 homens da mesma forma, chegando aos mesmos resultados.

A pesquisadora explica que parece haver duas razões semelhantes para a associação entre gordura visceral e osteoporose. Uma delas é que todas as pessoas com gordura visceral secretam menos hormônio do crescimento humano, que desempenha um papel importante na saúde óssea. A segunda razão é que a gordura visceral secreta certas moléculas que causam inflamação e, consequentemente, enfraquecem os ossos.

Em sua próxima pesquisa, Bredella focará na secreção dessas moléculas e seu efeito sobre o organismo.

Leia Mais:
Estudo Associa Osteoporose à SM em Índios
Fita Métrica Revela Risco de Doenças Futuras

Equipe de cirurgia

Dr. HENRIQUE MACAMBIRA CRM 4686
Dr. JAIME SALES CRM 3675
Dr. GLAUCIO NÓBREGA CRM 4049
Dr. PAULO MARCOS LOPES CRM 2511
Dr. RODRYGO NOGUEIRA CRM 12655
Dr. Rodrigo Sales CRM 12698

+ Mais detalhes