Obesidade

A obesidade é o aumento do peso corporal devido ao acumulo excessivo de gordura. É causada por vários fatores: genéticos, nutricionais, psíquicos, etc.

Pesquisas indicam que o consumo exagerado ou frequente de alimentos ultra-processados (que contêm excesso de sal, açúcar e gorduras) parece levar a alterações em algumas áreas do cérebro, desregulando um sistema complexo de regula a fome e a saciedade * 1,2,3. Se esse tipo de alimento é consumido por longo prazo, poderá levar a um quadro de obesidade de difícil controle clínico.



Um estudo demonstra o que é visto nos consultórios bariátricos, a obesidade parece acelerar o envelhecimento corporal (biológico). * 4

Existem dois tipos de pessoas obesas, as que têm mais gordura na barriga (obesidade visceral , abdominal ou em forma de maçã) e as que têm gordura mais no quadril, coxas e braços (obesidade subcutânea, ou em forma de pera).

Há muito tempo sabe-se que a obesidade está relacionada com surgimento e/ou piora de doenças crônicas. As repercussões da obesidade no organismo são variáveis em número e na intensidade. Está claro que quanto maior o IMC mais frequentes e graves serão as doenças associadas à obesidade. O tipo de obesidade também influencia no surgimento de doenças.

A obesidade abdominal está associada a maior risco de doenças cardiovasculares, como o infarto. Assim, pessoas com IMC superior a 35 são mais sujeitas a doenças cardíacas e vasculares( infarto,varizes), diabetes, insuficiência respiratória, distúrbios metabólicos (gorduras no sangue elevadas, acido úrico alto), doenças da vesícula biliar ("pedras"), doenças que afetam as articulações (joelhos e coluna principalmente), distúrbios da menstruação (suspensão ou para mais), além de problemas psicológicos, desajustes sociais e familiares.

Deve ser destacado que a obesidade está relacionada com 14% de todas as mortes por câncer em homens e 20% nas mulheres.




O grau de obesidade é avaliado através do IMC (Índice de Massa Corporal ), que é calculado dividindo o peso em kg pelo quadrado da altura (em m2). Existem outras maneiras de avaliar a obesidade, mas o IMC é o mais usado.


     texto   

 Nomenclatura IMC (kg/m2)

 Peso Normal

 Inferior a 25

 Sobrepeso

 25 – 30

 Obesidade Leve

 30 – 35

 Obesidade Moderada

 35 – 40

 Obesidade Mórbida

 40 – 50


Fontes: ABESO
1. Maioli, Tatiani Uceli, et al. "High sugar and butter (HSB) diet induces obesity and metabolic syndrome with decrease in regulatory T cells in adipose tissue of mice." Inflammation Research 65.2 (2016): 169-178
2. da Costa Louzada, Maria Laura, et al. "Consumption of ultra-processed foods and obesity in Brazilian adolescents and adults." Preventive medicine 81 (2015): 9-15.
3. BURGER, KYLE S., PRANISH A. KANTAK, and ABIGAIL J. SANDERS. "w Brain-Based Drivers and Consequences of Hedonic Overeating." Hedonic Eating: How the Pleasure of Food Affects Our Brains and Behavior (2015): 1969
4 - Horvath, Steve, et al. "Obesity accelerates epigenetic aging of human liver."Proceedings of the National Academy of Sciences 111.43 (2014): 15538-15543

Caso tenha mais dúvidas entre em contato aqui!