Anestesia

Uma das maiores preocupações dos pacientes que desejam submeter-se à cirurgia para a obesidade mórbida é a anestesia.  Procuraremos esclarecer alguns pontos que geram dúvidas frequentes.

Avaliação Pré-Anestésica -  O anestesista realiza uma avaliação antes da cirurgia para conhecer o paciente, rever seus exames e a avaliação clínica já feita, para detectar as características de cada um com a finalidade de prevenir e corrigir qualquer problema que possa surgir durante o ato operatório.  Esta visita prévia possibilita conhecer passado de alergia, histórico de outras anestesias e cirurgias pelas quais o paciente já se submeteu.  Permite que o paciente conheça o médico que vai anestesiá-lo e tirar as dúvidas e os medos mais comuns.

A anestesia divide-se em três fases:  indução anestésica, transoperatória e recuperação pós-anéstesica.

A indução anestésica é a fase em que o paciente vai receber os primeiros medicamentos para o início da cirurgia.  Já dentro do Centro Cirúrgico, o médico punciona uma veia e aplica medicamentos que farão o paciente dormir.  É administrado oxigênio e são ligados todos os aparelhos que irão controlar os parâmetros vitais do paciente (pulsação, pressão, respiração, concentração de oxigênio e gás carbônico do sangue e outros).  A seguir ocorre a entubação oro traqueal, que consiste na introdução de um tubo plástico na traqueia do paciente, que está dormindo, e esse tubo será ligado ao aparelho de anestesia.  Por este tubo o paciente respira e recebe os gases anestésicos durante a cirurgia. 

Na fase transoperatória o paciente mantém-se anestesiado recebendo um fluxo constante de gás anestésico. A quantidade de gás recebida pelo paciente é determinada pelo anestesista e mantida através do aparelho de anestesia. O anestesista continua acompanhando os sinais clínicos do paciente, colaborando com o cirurgião e mantendo a anestesia e a hidratação do paciente. Nesta fase costuma-se ministrar boas quantidades de soro para manter a pressão e o perfeito funcionamento dos rins. 

A recuperação pós anestésica é a fase de despertar do paciente após a cirurgia. A inalação dos gases anestésicos é suspensa e inicia-se a fase de recuperação. O tempo que o paciente leva para acordar é muito variável. Quase todos os pacientes acordam logo após terminada a cirurgia e são encaminhados para a sala de recuperação pós anestésica, onde ficam por cerca de 2 a 3 horas. Os que demoram mais para acordar passam mais tempo na sala de recuperação.

Caso tenha mais dúvidas entre em contato aqui!